Muçulmanos devem se unir contra sentimentos sectários

Teerã, 9/01/2007
O Supremo Líder da Revolução Islâmica Aiatolá Seyed Ali Khamenei chamou a atenção dos líderes dos estados islâmicos para a necessidade de neutralizar-se a conspiração dos Estados Unidos e do Reino Unido, levantando sentimentos sectários entre os muçulmanos xiitas e sunitas.

O Líder Supremo disse em sua audiência, durante o Eid l-Ghadir, que os Estados Unidos falharam em sua guerra contra o Iraque, o Afeganistão, o Líbano e a Palestina e lançou mão de promover a violência sectária nos estados islâmicos para alcançar seus objetivos sinistros.

Aiatolá Khamenei pediu aos líderes religiosos e intelectuais que difundam e reforcem a solidariedade islâmica e reforcem a irmandade entre os muçulmanos xiitas e os sunitas.

O Líder Supremo disse que os Estados Unidos entrou na campanha contra o Irã desde a vitória da Revolução Islâmica e assegurou aos líderes dos estados islâmicos que o poder iraniano seria a serviço de todas as nações na região do Golfo Pérsico. Ele também aconselhou aos líderes árabes a não dar concessões aos Estados Unidos, acrescentando que a administração estadunidense não é confiável porque obedece a Israel e apóia os crimes israelitas contra muçulmanos na Palestina.

Mais tarde em seu discurso, o Supremo Líder também alertou os líderes árabes quanto a se aliar com os Estados Unidos e o Reino Unido contra o Irã, porque os dois aliados, ao promoverem a campanha contra muçulmanos, seguem a linha de Israel. “Mesmo com essa aliança se formando agora, não terá sucesso, porque seria uma aliança contra o islã”, disse o Líder.

Quanto à resolução da nação iraniana de usar de seus direitos garantidos pelo Tratado de Não Proliferação (TNP), o Supremo Líder disse que o Irã não recuará e não abrirá mão de seus direitos legítimos. O Irã é signatário do TNP e respeita os Acordos de Salvaguarda da Agência Internacional de Energia Atômica.

Fechar