Irã protesta contra resoluções do Conselho de Segurança da ONU
Nova Iorque, 26 de março de 2008
Iran holds sponsors of the illegal resolutions responsible for all the damages," the Iranian foreign minister said in his letter to the UN chief. "O Irã reserva-se o direito de recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça contra aqueles que tenham causado danos ao Irã pela politização do programa nuclear pacífico da nação islâmica. O Irã responsabiliza os patrocinadores dessas resoluções ilegais por todos os danos", disse o Ministro em sua carta.
Irã protestou esta quarta-feira para o Secretário-Geral das Nações Unidas as resoluções pelo Conselho de Segurança em aprovar resoluções contra o Irã. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Manouchehr Mottaki, apresentou queixa junto do Secretário-Geral das Nações Unidas contra o Conselho de Segurança pela negligência ao direito internacional do Irã no processo da análise das sanções contra a nação iraniana. Mottaki afirmou que a carta foi entregue ao secretário-geral da ONU por parte do Irão do Representante Permanente junto da ONU Mohammad Khazaee na quarta-feira.
Depois de receber a carta, o secretário-geral da ONU declarou: "Eu sempre apoiei uma cooperação construtiva entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e acreditei que o problema seria resolvido apenas através de meios pacíficos e diplomáticos". Na reunião, Khazaee destacou o programa nuclear pacífico do Irã, juntamente com a cooperação construtiva com a agência nuclear da ONU, classificando as medidas do Conselho de Segurança da ONU como "injustificáveis".
Na carta, Mottaki fez referência aos esforços de alguns membros do Conselho de Segurança de politizar as atividades nucleares do Irã, mesmo que fossem para fins pacíficos. Mottaki elaborou precisamente cláusula por cláusula da resolução nos pontos de vista legal.
Sobre os direitos legítimos do Irã de aproveitar a energia nuclear para fins civis, citou o relatório do Diretor-General da AIEA Mohamed Elbaradei, emitido em 22 de fevereiro último, que verificou o cumprimento dos parâmetros para um programa civil e pacífico das atividades nucleares no Irã, e acrescentou que a agência das Nações Unidas deu um selo de aprovação na natureza pacífica dessas atividades
A carta afirma que é bastante claro que as resoluções do Conselho de Segurança da ONU foram politicamente motivadas e que a recente resolução carece de legitimidade jurídica, que é contrária à Carta das Nações Unidas, bem como direitos internacionais.
Mottaki disse que a forma como o Conselho de Segurança tratou o programa nuclear do Irão é uma flagrante violação dos direitos internacionais, as normas, e as normas e regulamentos que regem a AIEA e sua Carta.