Como proteger seu pen drive ou HD externo de vírus

Como proteger seu pen drive ou HD externo de vírusJá virou coisa rotineira ver o pen drive, HD Externo e o cartão SD recheados de vírus. Isso sem falar no receio de conectá-lo em um computador público. Mas isso é coisa do passado, é só você seguir as instruções abaixo:Há algum tempo aplico esse método no meu HD externo e pen drive e ainda não tive problema com vírus nesses dispositivos.

Em primeiro lugar você precisa formatar o seu dispositivo. É importante que se faça o backup completo dos seus documentos armazenados no mesmo.Formatando o Dispositivo:

Conecte o pen drive na máquina;

Acesse “Meu Computador” clique com o botão Direito do Mouse e escolha a opção Formatar;

Marque a opção NTFS em Sistema de arquivos e Clique em Iniciar.Criando uma Nova PastaLogo após o término da formatação, será necessária a criação de uma nova pasta com o nome que desejar.Essa pasta é o ponto chave desse tutorial. A partir de agora todos os seus documentos serão salvos nessa pasta.Configuração de Segurança do dispositivo

  • Volte para “Meu Computador”
  • Clique com o botão direito sobre o seu dispositivo e escolha a opção Propriedades.
  • Na janela que abriu clique na guia Segurança e na sequencia clique no botão Editar
  • Na nova janela que surge, selecione a opção Negar no item Controle Total. (Todas as opções do Negar serão marcadas.)
  • Ainda nessa tela, selecione a opção Permitir no item Ler & Executar.Com isso mais duas opções abaixo serão marcadas no campo permitir. Somente a opção Gravar deve estar marcada como Negar. Confira: a configuração deve estar como mostra na imagem abaixo.
    Feito isso, clique em OK em todas as telas.Configuração de Segurança da pasta
  • Entre na unidade do seu dispositivo USB
  • Clique com o botão direito do mouse na nova pasta que você criou e escolha a opção Propriedades.
  • Clique na guia Segurança e na sequencia clique em Editar
    Marque a opção Permitir no Item Controle Total. A opção Modificar será marcada automaticamente.
  • Clique em Ok em todas as telas.

Tudo ProntoVamos Testar.

Tente criar ou copiar qualquer arquivo ou pasta para a raiz do seu dispositivo.Essa mensagem apareceráAgora faça o mesmo dentro da pasta criada. Confira se o processo foi feito com sucesso.

Conclusão

Quando o vírus tentar acessar e infectar seu pen drive / HD externo ele será barrado, pois não terá permissão para se alojar na root do seu dispositivo.Como disse no começo da matéria, desde que comecei a aplicar esse método, não tive problemas com vírus no melhor HD Externo. Isso, porém, pode não ser 100% eficaz com todo os tipos de vírus, afinal vírus é vírus. É sempre aconselhável manter seu antivírus ativo e atualizado.

E ai… gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos e aproveite para nos seguir nas redes sociais e inscrever seu e-mail, dessa forma poderemos te enviar automaticamente novas postagens do seu interesse.RECEBA DICAS POR E-MAIL

Deixe uma resposta